domingo, 15 de julho de 2012

Cabelos: o que não fazer

Hoje vamos falar sobre os "pecados mortais" que se cometem com o cabelo, do que não se deve fazer.

 

Existem 3 "pecados mortais" que os cabelos sofrem e que se devem evitar, para o bem, saúde e beleza dos fios.

Saiba então o que não deve fazer ao seu cabelo:

1) Não deve exagerar na quantidade de máscara capilar.
Após lavar com o shampoo, aplique uma pequena quantidade da máscara para ajudar a desembaraçar os fios. Depois, comece aplicar o creme mecha a mecha, massageando bem cada uma delas com movimentos de cima para baixo mas não aplique diretamente no couro cabeludo, dê dois dedos de distãncia, concentrando o produto nas pontas que é a parte mais danificada do cabelo.

Deixe o creme agir de acordo com o tempo indicado na embalagem. Cubra o cabelo com uma touca plástica e fuja das toucas térmicas. Enxague bem o cabelo com água morna ou fria, nunca quente, para retirar o creme e selar as cutículas.

2) Não deve manter, por longos períodos de tempo, o jacto de ar do secador na mesma zona do cabelo.
Parar por muito tempo o secador no mesmo lugar, pode estragar os fios do cabelo. Além disso, será preciso utilizar mais calor do que o necessário para finalizar a escova. Por isso, o secador deve sempre estar paralelo ao couro cabeludo e em movimentos contínuos. Assim você evita queimar o couro cabeludo ou torná-lo oleoso. Outra técnica importante é manter o bico do secador diretamente no cabelo, sendo aconselhável colocá-lo numa distância entre 10 e 20cm.
  

3) Não deve fazer o rabo-de-cavalo e/ou dormir com os cabelos molhados.
"Isso cria um ambiente quente e úmido no couro cabeludo, facilitando o crescimento de fungos e bactérias, podendo resultar em aumento da oleosidade, formação de caspa e, em casos mais graves, causar a queda de cabelo", explica Cristiane Braga, dermatologista e membro técnico da Sociedade Brasileira para os Estudos do Cabelo (Sbec), em São Paulo. Se não der para secá-lo naturalmente a tempo de ir para a cama - o caso de quem malha à noite -, o ideal é usar um secador.
Quanto a dormir com os cabelos presos, alguns dermatologistas explicam que sim, pode estragar os fios, quebrá-los e, com o tempo, gerar queda capilar. Isso acontece por conta da tração exercida na extensão dos fios e na raiz.

Mas o ato de amarrar o cabelo não prejudica sempre. Vai prejudicar se amarrar muito forte e deixar o cabelo repuxado, pois isso enfraquece os fios.

Além disso, é preciso ter cuidado com os prendedores, sobretudo os que apertam e marcam os fios, pois são esses que facilitam a quebra.

Presilhas, que vem com, pregadeiras, devem ser evitadas, pois partem os fios. Elásticos apertam demais e prejudicam MUITO o cabelo.

Os lenços são opções criativas e leves, que não prejudicam, não quebram e nem marcam os fios. Lógico que não se pode usar o lenço mega apertado, senão vai estragar, né?

São dicas simples que podem garantir a saúde e beleza dos seus fios.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário